top of page

Últimas Notícias | 01 de março de 2021

Ano 14, Edição 011.


"As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante." (Jô Soares)


"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal." (Oscar Wilde)


Leia agora em nosso boletim:




Para parecer sincero, responda rápido

Você já deve ter ouvido inúmeros conselhos sobre pensar antes de responder, não reagir às coisas impetuosamente e outras ponderações semelhantes. Mas parece que a cultura popular não incorporou a sabedoria desses conselhos. De fato, quando as pessoas fazem uma pausa antes de responder a uma pergunta, mesmo que por apenas alguns segundos, suas respostas são percebidas como menos sinceras e menos confiáveis do que se elas tivessem respondido imediatamente. E, quanto mais longa a pausa, menos sincera a resposta parece aos outros. "Avaliar a sinceridade de outras pessoas é uma parte onipresente e importante das interações sociais," comenta o professor Ignazio Ziano, da Escola de Gerenciamento de Grenoble, na França. "Nossa pesquisa mostra que a velocidade de resposta é uma pista importante na qual as pessoas baseiam suas inferências de sinceridade."



Verdades rápidas, mentiras lentas - Os pesquisadores conduziram uma série de experimentos envolvendo mais de 7.500 indivíduos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Os participantes ouviam um trecho de áudio, ou viam um vídeo ou liam o relato de uma pessoa respondendo a uma pergunta simples - por exemplo, se haviam gostado de uma torta feita por um amigo ou se roubaram dinheiro no trabalho. Em cada cenário, o tempo de resposta variou de imediato a um atraso de 10 segundos. Em todos os 14 experimentos, os participantes classificaram consistentemente as respostas mais demoradas como menos sinceras, independentemente da pergunta, fosse uma pergunta inofensiva sobre a torta ou uma mais séria sobre cometer um crime. Algumas poucas condições reduziram esse efeito: Por exemplo, se a resposta era considerada socialmente indesejável, como dizer: "Não, não gosto" quando um amigo pergunta se você gostou da torta, a velocidade de resposta não pareceu importar muito, sendo considerada sincera fosse rápida ou lenta. O mesmo aconteceu se as pessoas pensassem que uma resposta mais lenta era devido ao esforço mental - por exemplo, ter que pensar no passado se você roubou um doce 10 anos atrás, com a velocidade de resposta tendo um efeito menor.


Implicações práticas - Segundo Ziano, estes resultados têm amplas implicações. "Sempre que as pessoas estão interagindo, elas estão julgando a sinceridade umas das outras. Esses resultados podem ser aplicados a uma ampla gama de interações, desde bate-papos no local de trabalho a brigas de casais e de amigos. Além disso, em entrevistas de emprego e em audiências e julgamentos em tribunais, as pessoas costumam ser encarregadas de julgamentos de sinceridade. Aqui, também, a velocidade de resposta pode desempenhar um papel," disse ele.


(Texto extraído do artigo científico “Slow lies: Response delays promote perceptions of insincerity” dos autores Ignazio Ziano e Deming Wang, publicado no Journal of Personality and Social Psychology)


A fusão de Hapvida e Intermédica

As empresas de saúde listadas na Bolsa de Valores têm feito movimentos que estão chamando a atenção do mercado e dos investidores. No fim de semana foi confirmada a fusão de duas empresas do setor: Hapvida e Intermédica. Além disso, a empresa farmacêutica Hypera divulgou na noite de sexta-feira, 26, seus resultados do quarto trimestre de 2020 e surpreendeu com forte crescimento. Confira a seguir a análise de Felipe Belivacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos.


A maior fusão desde 2008 - Saiu no fim de semana a confirmação da fusão de duas empresas do setor de serviços de saúde: Hapvida e Intermédica. A união fez surgir um gigante com mais de 13,6 milhões de usuários de convênios. A nova empresa vale cerca de R$ 110 bilhões. É a maior junção de companhias desde que o Itaú e o Unibanco se uniram em 2008. As negociações já estavam acontecendo desde o início do ano. A fusão faz muito sentido. A Hapvida é líder de vendas no Norte e no Nordeste. Intermédica tem forte posição no Sudeste. O acordo trará logo de cara aspectos positivos para a nova companhia: redução de custos com os ganhos de escala e capacidade de acelerar um plano de expansão. As ações da Hapvida são negociadas pelo código HAPV3 e a da Intermédica pelo código GNDI3 e devem ter uma boa valorização. A proposta ainda tem de ser aprovada pelo CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica e pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar.


Hypera divulga um bom resultado

A empresa farmacêutica Hypera divulgou na noite de sexta-feira, 26, o resultado do quarto trimestre de 2020. Os números divulgados foram bons, com lucro de R$ 314,9 milhões, o que representa um crescimento de 31,9% sobre o mesmo período de 2019. A Hypera atua no mercado farmacêutico em medicamentos sem e com necessidade de prescrição médica, medicamentos genéricos, perfumaria e produtos dermatológicos. Algumas de suas marcas são bem conhecidas, como Biotônico Fontoura, Engov, Merthiolate e Neo Química.


Fatores de melhoria - A melhora do resultado ocorreu em função de dois fatores. O primeiro foi a volta gradual do movimento nas farmácias com o afrouxamento das restrições de circulação. O segundo ponto foi o aumento da preocupação com a saúde com o avanço da pandemia. Outro aspecto que merece ser mencionado é sobre a linha de genéricos Neo Química, que vem se consolidando como um dos líderes de mercado e obteve um bom crescimento ao longo do ano. A Neo Química é a dona do direito de nome do estádio do Corinthians, o Neo Química Arena. Por último, ao longo dos próximos resultados de 2021, serão vistos os impactos de aquisições relevantes realizadas pela Hypera, como a Buscopan e a farmacêutica Takeda. (Portal Economia UOL - material foi elaborado pela Levante Ideias e pelo analista Felipe Bevilacqua)


Bill Gates investe em agtech de biológicos

O magnata e multimilionário dono da Microsoft, Bill Gates e sua esposa Melinda Gates, vão investir 10 milhões de dólares, mais de 54 milhões de reais no câmbio atual, em uma agtech fundada por um brasileiro. A Provivi foi fundada nos Estados Unidos em 2013 por Pedro Coelho e desenvolveu um feromônio biológico que causa confusão sexual na lagarta-do-cartucho - Spodoptera frugiperda. Com o dinheiro, a startup vai levar seus produtos a preço de custo para produtores do Quênia, Índia e Bangladesh. Desde sua fundação, a empresa já recebeu 200 milhões de dólares de aportes de investidores. O feromônio, quando aplicado, cria uma nuvem que causa uma confusão sexual na lagarta e, com isso, os machos não fecundam os óvulos das fêmeas. A estratégia vem sendo adotada para driblar a resistência a inseticidas. A lagarta-do-cartucho ataca plantações de milho, soja e algodão e até os 30 dias de desenvolvimento da cultura pode causar prejuízos de 15 %, já no florescimento podem chegar a 34%.


A Provivi - A empresa desenvolve outros produtos, como um feromônio específico para o arroz, que evita as pragas yellow stem borer e strip stem borer, que será comercializado em Bangladesh. A grande vantagem é reduzir a necessidade de defensivos químicos, que são caros, oferecendo uma alternativa biológica. Atualmente, a Provivi atua comercialmente apenas no México, mas tem escritórios no Brasil, Argentina, China, Índia, Quênia e Bangladesh. No início de fevereiro, a startup conseguiu a aprovação regulatória no Quênia. A solução para o cultivo de arroz em Bangladesh também deve chegar ao mercado no final de 2021.


No Brasil - De acordo com Coelho, a demanda por uma produção mais sustentável vem também dos consumidores. “Muitos estão dispostos a pagar mais por algo produzido de forma sustentável, na Europa, Estados Unidos e na China”, afirma. Do ponto de vista do produtor, o uso de produtos biológicos representa uma forma de ser reconhecido na cadeia e aumentar seu faturamento. O lançamento do feromônio contra a lagarta-do-cartucho no Brasil está previsto para o fim deste ano. Em 2020, o produto recebeu a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agora, a empresa está fazendo ensaios principalmente em fazendas de algodão na Bahia e Mato Grosso, antes do lançamento comercial. (Portal AGROLINK)


Upbeat Consulting | Upbeat MDC Consultoria Empresarial Ltda


Integrar disciplinas executando transições eficazes traz a vitória, no triathlon e nos negócios. Desenvolvemos soluções estratégicas que combinam capital humano, marketing e vendas. Maximizamos performance e proporcionamos resultados campeões para nossos clientes junto aos seus colaboradores, consumidores e acionistas atuando na gestão integrada de soluções em transições de carreira, de informação e de negócios.


Upbeat Consulting

Performance em transições de carreira, de informação e de negócios.

+55 11 5199 2919 | www.upbeatconsulting.net


Vamos com tudo!


Rodrigo N. Ferraz | rodrigo@upbeatconsulting.com.br

Ruben D.F. Ferraz | r.ferraz@upbeatconsulting.com.br




bottom of page