Últimas Notícias | 30 de novembro de 2021

Ano 14, Edição 076.


“Coragem é manter a classe sob pressão.”

John Kennedy


“Coragem é dignidade sob pressão.”

Ernest Hemingway


Leia agora em nosso boletim:


Hipertensão é diferente em homens e mulheres

DNA Capital compra 25% da divisão de medicina da Ânima

Alliar aceita oferta de compra da gestora MAM

Prodap adquire a A3Pecuária e expande atuação

Registrado o primeiro macrobiológico contra sete pragas do campo

Hipertensão é diferente em homens e mulheres

Mulheres e homens parecem ter outra diferença chave: O mecanismo pelo qual eles se tornam hipertensos. E, devido a essas diferenças, os anti-hipertensivos mais eficazes para homens e para mulheres são diferentes. "Há evidências cumulativas de que, embora o sistema fundamental para o controle da pressão arterial seja o mesmo, a regulação da pressão arterial em homens e mulheres é um pouco diferente," explica o Dr. Mykola Mamenko, da Universidade Augusta, nos EUA. As evidências coletadas em dois modelos animais geneticamente modificados para apresentar quadros similares à hipertensão humana mostraram que, nas mulheres, é a aldosterona, um hormônio que faz com que nossos rins retenham mais sódio e, consequentemente, mais líquido, o que aumenta ainda mais a pressão arterial. Em seus homólogos masculinos hipertensos, o mais forte constritor dos vasos sanguíneos é a angiotensina II, outro hormônio que regula o volume do sangue circulante. É essa molécula mensageira que diz aos rins dos animais machos para continuarem retendo sódio.


Dependência hormonal - "Em um estado hipertenso, as fêmeas dependem da aldosterona significativamente mais do que os machos," disse Mamenko, usando uma analogia de usar a mão direita ou a mão esquerda para abrir a mesma porta: Em seu estado aberrante, a porta permanece aberta e mais sal e fluido permanecem no corpo, preparando o cenário para doenças cardíacas e derrames.





Múltiplas causas da hipertensão - A ideia principal da equipe é explorar ainda mais a grande variedade de causas específicas da pressão arterial elevada, eventualmente permitindo que os médicos um dia procurem no sangue de seus pacientes biomarcadores do tipo exato de pressão arterial que possuem, para que possam escolher o melhor ajuste entre os vários medicamentos anti-hipertensivos atualmente disponíveis. "As causas da hipertensão são múltiplas," disse Mamenko. "O que estamos tentando fazer é identificar grupos mais específicos aos quais possam ser aplicados tratamentos mais direcionados e, neste caso, estamos visando o sexo, fator que não é bem estudado e nem compreendido na hipertensão."


(Texto extraído do artigo científico entitulado “Electrolyte and transporter responses to angiotensin II induced hypertension in female and male rats and mice” dos autores Luciana C. Veiras, Brandon E. McFarlin, Donna L. Ralph, Vadym Buncha, Jessica Prescott, Borna S. Shirvani, Jillian C. McDonough, Darren Ha, Jorge Giani, Susan B. Gurley, Mykola Mamenko, e Alicia A. McDonough. Publicado na revista Acta Physiologica)


DNA Capital compra 25% da divisão de medicina da Ânima por 1 bilhão de reais

O grupo de educação Ânima Holding informou que acertou acordo para vender 25% de participação em sua subsidiária de medicina Inspirali para a empresa de investimentos brasileira especializada em saúde DNA Capital por 1 bilhão de reais. O acordo atribuiu um valor de 5 bilhões de reais à Inspirali. A aliança estratégica com a DNA Capital resultará em uma conexão entre academia e healthcare, promovendo a integração entre os desafios da vida real e suas soluções a partir das práticas da saúde e parceiros. Além de contribuir para a experiência e empregabilidade dos estudantes, potencializar o lifelong learning e aceleração da expansão, colocando a Inspirali na vanguarda do mercado de educação médica. A união de forças entre educação e indústria médica de qualidade possibilitará a aceleração da estratégia de expansão da Inspirali, que já conta com vasto registro de aquisições e integrações bem-sucedidas e uma plataforma completa de lifelong learning. A operação deverá ser aprovada pelo CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.


Educação médica de qualidade - Alternativas de rentabilização permanente e de valorização da proposta da plataforma Inspirali já estão sendo consideradas, como eventuais fusões, novas aquisições e ofertas públicas de ações. Assim, a aliança permitirá uma mudança de patamar para ambos os grupos, alcançando ainda mais protagonismo na construção do maior e mais inovador ecossistema de educação médica de qualidade no Brasil.


A Inspirali - A Inspirali surgiu como uma vertical de educação médica integrante do Ecossistema Ânima. Atualmente já é o segundo maior player no ensino médico no Brasil com cerca de 10 mil alunos e potencial de chegar organicamente a mais de 15 mil alunos nas suas 14 instituições localizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba, São José dos Campos, Cubatão, Tubarão, Vespasiano, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado. Formada por uma rede de instituições conhecidas por sua excelência no ensino da saúde em tempos de transformação digital e respaldadas por certificações e avaliações do MEC, a Inspirali é reconhecida desde sua origem como o player privado de referência em educação de qualidade no ensino médico no Brasil. A Inspirali foca na educação desde a graduação até o aperfeiçoamento profissional em todos os estágios da carreira médica, através de diversos programas que atuam em um ambiente de integração de saberes, que vai muito além da medicina e contempla a saúde física e mental. Nos primeiros nove meses de 2021, reportou uma receita líquida de 436,6 milhões de reais.


Pós Graduações em Medicina - Além das graduações em medicina, com currículo entre os mais inovadores do mundo e pensado para a formação médica de alta performance, o portfólio da Inspirali contempla cursos livres e de pós- graduações, que abordam temas de destaque no cenário global, a exemplo da Pós-graduação em Cannabis Medicinal, primeiro curso certificado pelo MEC nesta área, contando com um modelo acadêmico com currículo inovador de aprendizagem digital ativa e recursos tecnológicos de ponta, como robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada, cenários de aprendizagem com componentes interativos e aplicações clínicas, testes de progresso individual e acompanhamento do processo de aprendizagem e avaliação contínua. A Inspirali realiza trabalho em rede desenvolvimento de inovações na formação médica ao longo da vida (lifelong learning) e tem programa de formação e desenvolvimento docente e processo seletivo diferenciado, que valoriza os conhecimentos prévios dos candidatos, sendo capaz de integrar tecnologia, academia e parceiros da cadeia da saúde.


A DNA Capital - Foi fundada em 2013 com o objetivo de empoderar empresas líderes em saúde. Atualmente, é a maior investidora em healthcare da América Latina, uma das mais reputadas da indústria. Especializada em investimentos de venture capital, em empresas listadas e em private equity, para fornecer valor estratégico à empresas na área da saúde. Com equipe multidisciplinar na área de saúde, tem escritórios localizados em São Paulo, e em São Francisco, na Califórnia, investe em mais de vinte empresas entre as quais estão a DASA e a Viveo. (Portal Fusões & Aquisições)


Alliar aceita oferta de compra da gestora MAM

A Alliar comunicou ao mercado na sexta-feira, 26, que seus acionistas controladores aceitaram a oferta da MAM Asset Manegement, gestora do empresário Nelson Tanure, para a aquisição de até 62,6 milhões de ações, ao preço de R$ 20,50 cada uma. Antes mesmo de a proposta ser aceita, a gestora MAM já era a maior acionista individual da empresa, com 27,87% do capital. As ações da Alliar acumulam cerca de 50% de alta nos últimos seis meses. (Jornal Valor Econômico)


Prodap adquire a A3Pecuária e expande atuação para fazendas de pequeno porte

A Prodap, empresa mineira de softwares para pecuária de corte, leite e fábricas de ração animal, adquiriu a A3Pecuária, plataforma voltada ao gerenciamento de rebanhos, informou a empresa em nota divulgada nesta segunda-feira, 29. A aquisição está inclusa dentro do aporte de 16 milhões de reais que a companhia investiu em tecnologia ao longo deste ano. Segundo a empresa, por meio da aquisição passará a expandir sua atuação para propriedades de pequeno porte. “Foi estratégico fazer essa compra para que o software A3Pecuária complemente o nosso portfólio digital e aumente a nossa capacidade de penetração nesse mercado”, diz o CEO da Prodap, Leonardo Sá, na nota.


Prodap Views Smart - Após a integração, a plataforma passará a se chamar Prodap Views Smart. “Com essa aquisição poderemos trabalhar com qualquer pecuarista, independentemente do porte e do nível de maturidade e gestão que o cliente possui. Até 2022, o software estará integrado a todas as nossas outras soluções”, afirmou o diretor de Tecnologia e Inovação da Prodap, Breno Cerqueira. A Prodap conta com 4.500 fazendas cadastradas em suas plataformas, focadas no atendimento de médias e grandes propriedades. A empresa prevê crescimento de 53% neste ano e é líder em softwares para gerenciamento de rebanhos, nas cadeias de corte e de leite. (Portal Isto é – Dinheiro)


Registrado o primeiro macrobiológico contra sete pragas do campo

Os pulgões são pragas comuns nas lavouras. Esses insetos se alimentam da seiva das plantas, injetando toxinas, o que prejudica o seu crescimento e ocasiona, por exemplo, amarelecimento e engruvinhamento das folhas. Os pulgões vivem em colônias, podem atingir várias plantações com o auxílio do vento e, sem algum tipo de controle, sua população pode aumentar até 10 vezes a cada semana e causar de 20 a 30% de perdas para os agricultores. A mosca-branca também suga a seiva das plantas, provocando alterações em seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, debilitando-as e reduzindo a produtividade e qualidade dos frutos. Segundo a EMBRAPA-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em casos de altas densidades populacionais podem ocorrer perdas de até 50% da produção.


Inimigos naturais dos pulgões - A ação de inimigos naturais é um dos métodos de combater o problema. O Brasil registrou o primeiro macrobiológico que combate até sete pragas, incluindo os pulgões e a mosca-branca. O produto usa larvas do crisopídeo Chrysoperla externa, inseto considerado um importante predador natural em muitos sistemas de cultivo agrícola e hortícola, e que há vários anos vem sendo objeto de pesquisa em diferentes universidades. O produto recebe o nome de Criso-Vit, de propriedade da empresa brasileira de biotecnologia Grupo Vittia, com sede em São Joaquim da Barra, SP. Atua no controle da mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B, do Pulgão-verde Myzus persicae, Pulgão-verde-dos-cereais Schizaphis graminum, Pulgão-das-solanáceas Macrosiphum euphorbiaceae, Pulgão-da-roseira Macrosiphum rosae; Pulgão-da-roseira Rhodobium porosum e Pulgão-do-algodoeiro Aphis gossypii. "As larvas se alimentam dos ovos e das ninfas das pragas e com isso ganham força para continuar a sua reprodução no campo. Essa é a principal vantagem dos macrobiológicos predadores ou parasitoides: após a liberação dos insetos na área, eles continuam se multiplicando naturalmente", explica a Diretora da JB Biotecnologia, Bianca Vique Narde.


Aplicação por drone - Disponível para o produtor em cartelas protegidas, deve ser aplicado na plantação respeitando-se uma distância de 20 metros, ou pode ser introduzido na lavoura por meio de drone, o que garante uma aplicação com maior rendimento em toda a área. Tolerante a diferentes condições climáticas, é resistente a alguns inseticidas e pode ser utilizado com outras formas de manejo, seja um produto químico ou biológico. A aplicação pode ser feita para um controle curativo, quando já houver a infestação por pragas, ou conservativo, para prevenir a entrada das pragas na lavoura. (Portal AGROLINK)



Upbeat Consulting

Performance em transições de carreira, de informação e de negócios.

+55 11 5199 2919 | www.upbeatconsulting.net


Vamos com tudo!


Rodrigo N. Ferraz | rodrigo@upbeatconsulting.com.br

Ruben D.F. Ferraz | r.ferraz@upbeatconsulting.com.br


Tags: #serviços #tecnologia #alimentos #varejo #aconselhamentoparaqualquermomentodecarreira #vagasdifíceis #headhuntingvagasdifíceis #outboundhiring #boletimupbeatmdc #upbeatconsulting #energiasalternativas #vamoscomtudo #agronegocios #marketingparamarcasempregadoras