top of page

Últimas Notícias | Ano 12 | Edição 072


Headhunter sp, Headhunting brasil, Executive Search, Consultoria Empresarial, Gerenciamento de Carreira, Aconselhamento Profissional SP, M&A Brazil, SEO
Headhunter sp, Headhunting brasil, Executive Search, Consultoria Empresarial, Gerenciamento de Carreira, Aconselhamento Profissional SP, M&A Brazil, SEO

Características específicas de cada geração ajudam as marcas a se posicionarem no mercado. Essa e outras notícias?


Leia em nosso boletim: www.upbeatconsulting.net/blog

"O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família.”

(Mario Quintana)




As gerações impactam as estratégias das marcas

Características específicas de cada geração podem ajudar marcas a se posicionarem no mercado e se relacionarem com os consumidores. A forma como os consumidores das mais variadas gerações – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z – interagem e se relacionam devem ser levadas em consideração pelas marcas em suas estratégias e posicionamentos. Cada geração tem suas características, e conhecer, entender e atender a essas diferenças pode ser crucial para uma marca se destacar em um mercado saturado. Conheça abaixo as principais características de cada geração e veja casos de empresas que adaptaram suas estratégias para atingir públicos específicos:


BABY BOOMERS - A geração nascida entre o fim da Segunda Guerra Mundial e meados dos anos 60 viu surgir o movimento hippie e a corrida espacial. Sua visão de mundo foi moldada pela televisão e hoje é a geração que mais consome meios tradicionais de comunicação, como TV, rádio, revista e jornais. Mas esqueça os estereótipos. Os boomers também são usuários vorazes da internet e sua presença nas redes sociais vem crescendo mais rapidamente do que gerações mais novas, segundo pesquisa da consultoria Pew Research Center. Como consumidores, os baby boomers são leais às marcas tradicionais e relutam em testar novidades. Embora façam compras online regularmente, priorizam o envolvimento pessoal das lojas tradicionais. Segundo pesquisa da consultoria Salesfloor, 84% preferem comprar em lojas físicas, e 67% relatam que, se um item desejado está disponível online ou em uma loja próxima, preferem comprá-lo em seu revendedor local do que encomendar online.


De olho no mercado da terceira idade - Para aumentar as vendas online entre os consumidores desta geração, o Taobao, marketplace chinês que faz parte do conglomerado Alibaba, lançou uma versão personalizada do seu app para usuários mais velhos. O objetivo é capturar as compras da crescente população idosa chinesa, de acordo com o site Tech Wire. Para incentivar a adesão da população que não é nativa digital, o app foi projetado para ser mais simples e com menos poluição visual, facilitando a navegação de usuários mais velhos. Ele também pode ser vinculado à conta de um dos filhos do usuário, permitindo que ele pague pelas compras online dos pais.


GERAÇÃO X - A geração pós-baby boomers, das pessoas nascidas entre 1966 e 1981, teve a infância e adolescência marcada pelo fim do movimento hippie, o surgimento do punk, da disco music, da MTV e crises econômicas ao redor do mundo. No Brasil, é a geração que nasceu sob a ditadura militar. Quando o mundo digital apareceu, a Geração X já fazia compras em lojas físicas há anos. De acordo com estudo da eMarketer, o fato mais notável sobre a Geração X é a extrema lealdade às marcas em que confiam, fora o fato de estarem dispostos a pagar mais por seus produtos. No entanto, estão menos interessados em experimentar novas marcas em comparação com os consumidores mais jovens. Segundo o Google, a nostalgia é um grande atrativo para usuários da Geração X em relação ao YouTube. De acordo com a gigante, 75% dos integrantes desta geração usam a plataforma para assistir a vídeos de eventos do passado, como comerciais antigos e eventos da cultura pop. As marcas que exploram a nostalgia em sua estratégia conseguem se conectar melhor com este público.


Explorar a nostalgia é lucrativo - A Nintendo, por exemplo, relançou em 2016 o seu console NES, originalmente lançado em 1983. O NES Classic Edition foi um sucesso tão grande que, em junho de 2018, registrou mais vendas nos EUA do que o Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, segundo o site The Verge.


MILLENNIALS - A geração que nasceu entre 1982 e 1999 faz a ponte entre o mundo pré-internet e o conectado. Seus integrantes mais velhos entraram no mercado de trabalho no início dos anos 2000 e muitos sofreram com o colapso econômico de 2008. É a geração que protagonizou o crescimento das startups, o surgimento das redes sociais, a flexibilização da jornada de trabalho e a digitalização da informação. Os millennials revolucionaram a forma com que bens e serviços passaram a ser comercializados, ficando indiferentes às estratégias tradicionais de marketing e decidindo o que comprar, o que comer e para onde ir com base em fotos do Instagram, recomendações de amigos ou reviews em fóruns online. Essa geração preza pela conveniência das compras online e das entregas rápidas e também pela personalização da experiência de consumo.


Personalização e praticidade - Um exemplo de marca que tem o millennial como foco de sua estratégia é a Birchbox. A empresa foi uma das primeiras a apostar no segmento de assinatura online para enviar mensalmente caixas personalizadas com amostras de produtos de beleza para as assinantes. Neste modelo, reúne algumas das principais características demandadas pelos millennials em uma marca: personalização, exclusividade, comodidade e baixo custo.


GERAÇÃO Z - A Geração Z tem a internet em seu DNA. É a primeira que já nasceu conectada e não conheceu o mundo sem internet. Cresceu assistindo ao YouTube, consumindo vídeos curtos e sendo impactada por influenciadores digitais. Segundo a pesquisa The State of Gen Z, publicada pela revista Business Insider, os membros da Geração Z valorizam a transparência, a autenticidade e a responsabilidade social das marcas. Além disso, buscam por produtos e mensagens que refletem a realidade, e não um comercial de margarina. Saem os filtros do Instagram e entram os vídeos sem edição e de “cara lavada” do TikTok. por exemplo.

Responsabilidade social - Marcas jovens, nativas digitais, que prezam pela transparência e pela preocupação com a cadeia de produção e responsáveis socialmente são admiradas pela Geração Z. É o caso da TOMS, marca de sapatos alpargatas que, para cada item vendido em sua loja, um item igual é doado para regiões carentes ao redor do mundo.


GERAÇÃO ALPHA - A mais recente geração compreende crianças nascidas a partir de 2010. Os filhos dos millennials usam smartphones e tablets naturalmente desde o berço e não sabem ou podem imaginar como era a vida sem eles. O uso de comandos de voz é intuitivo e a interação com assistentes virtuais e inteligência artificial é natural. A experiência online/offline é totalmente integrada. Influenciado pelos pais millennials e pelos ícones da Geração Z, esse grupo é caracterizado por valores éticos e de inclusão social. De acordo com a consultoria J. Walter Thompson Intelligence, marcas como Mattel já estão adotando esses princípios para atrair a geração Alpha. Em setembro de 2019, a fabricante da Barbie anunciou que lançaria o primeiro boneco de gênero neutro para acomodar as mudanças de mentalidade das novas gerações em relação ao gênero. (Portal Consumidor Moderno)


Novartis to acquire The Medicines Company for 9.7 billion dollars

Novartis confirmed Sunday that it has agreed to buy The Medicines Company for $85 per share in cash, or roughly $9.7 billion on a fully diluted equity basis, gaining the RNAi-based PCSK9 inhibitor inclisiran, a medicine for the treatment of ASCVD - atherosclerotic cardiovascular disease and FH - familial hypercholesterolaemia. Rumours initially surfaced last week that Novartis was looking to acquire the company in what was viewed as a potential move to bulk up its portfolio of heart treatments. The offer price represents a premium of approximately 24% over The Medicines Company's closing price on November 22. The transaction, which is expected to become final in the first quarter of 2020, was unanimously approved by the boards of both companies.


ASCVD and FH - Novartis CEO Vas Narasimhan called inclisiran "a potentially transformational medicine that reimagines.” He also said inclisiran "adds an investigational therapy with the potential to be a significant driver of Novartis' growth in the medium to long term." The drugmaker estimates that over 50 million secondary prevention patients worldwide with ASCVD or FH on existing standard of care do not achieve their LDL cholesterol goals and remain at higher risk of cardiovascular events. Assuming the transaction is completed early next year, Novartis forecasts that inclisiran will begin contributing to overall company and innovative medicine division sales starting in 2021. It added the drug is also expected to drive growth of the cardiovascular-renal-metabolism franchise, with "potential to become one of the largest products by sales in [our] portfolio." (FirstWord Pharma newsletter - Anna Bratulic)


China investirá 1 bilhão de dólares em novo porto do Maranhão

A China fará investimento de um bilhão de dólares no Porto de São Luís, no estado do Maranhão, através da empresa CCCC - China Communications Construction Company. De acordo com o Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o porto de São Luís, que fica a 60 km de distância do porto de Itaqui, receberá este investimento, que vai elevar para mais de 20 milhões de toneladas, a capacidade de exportação de grãos do Estado do Maranhão. . “É um porto que terá fácil acesso à rodovia, e terá capacidade de cinco milhões de toneladas de grãos, e dois milhões de toneladas de fertilizantes. Trata-se de um empreendimento que é uma sociedade do grupo CCCC com empresa brasileira.”


O novo porto do Maranhão - Até o momento, o Porto de São Luís conta com licença, tem projeto e os investidores podem estar aguardando ferrovia, em fase de negociação, para iniciar a construção. “Acredito que esse porto entrará em funcionamento a partir de 2022. Esse investimento vai beneficiar os produtores do Matopiba e a região nordeste do Mato Grosso”, afirma Edeon Vaz Ferreira. No entanto, o projeto do Porto de São Luís ainda está na fase de intenções e não há ainda contratos assinados.


A Ferrogrão - Em idealização, uma ferrovia chamada Ferrogrão que vai ligar as regiões de Sinop no Mato Grosso à Miritituba no Pará. “A Ferrogrão vai ser licitada no segundo semestre do ano que vem e o contrato deve ser assinado ainda em 2020 para iniciar as obras em 2022, já que precisa de licenciamento ambiental e projetos”, destaca Ferreira. (Portal Notícias Agrícolas)

Comissão aprova venda direta de etanol de usinas para postos de combustíveis

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou na quara-feira, 20, proposta que permite aos produtores de etanol vender o combustível diretamente para os postos de combustível. Hoje, essa possibilidade é proibida por um artigo da Resolução 43/09, da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A norma estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas. O texto aprovado é o relatório do deputado Elias Vaz (PSB-GO) ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 978/18, do senador Otto Alencar (PSD-BA). O projeto anula o artigo da resolução que proíbe a venda direta de etanol para os postos. O parecer do deputado recomendou a aprovação do PDC 978 e dos dois que tramitam apensados (916/18 e 955/18). Todos tratam do mesmo assunto. O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.


Benefícios para o consumidor - Para o relator, a ANP não tem poderes para limitar a comercialização das usinas para os postos, o que só pode ser feito por lei. Vaz afirmou também que o fim da proibição traz benefícios para a sociedade, com a maior concorrência no mercado de combustíveis e, consequentemente, menor preço para os consumidores. Ele disse ainda que os postos não serão obrigados a comprar etanol apenas dos produtores. “Isso seria facultativo, não se acabaria com a atual sistemática”, afirmou. “O objetivo dessa proposição é abrir outra possibilidade para os produtores de etanol venderem o seu produto.” (Portal Notícias Agrícolas)


Upbeat Consulting | Upbeat MDC Consultoria Empresarial Ltda.


Integrar esforços e executar transições eficientes entre disciplinas maximizando a performance é o que leva à vitória, tanto no triathlon como nos negócios. Atuamos estratégica e taticamente com foco em capital humano, marketing e vendas. Desenvolvemos soluções integradas que potencializam performance aos nossos clientes em transições de carreira, de informação e de negócios trazendo resultados campeões junto aos seus colaboradores, consumidores e acionistas.


Fale com a gente. Vamos com tudo!


Rodrigo N. Ferraz | rodrigo@upbeatconsulting.com.br | 5511 4200 8327

Ruben D.F. Ferraz | r.ferraz@upbeatconsulting.com.br | 5511 4554 1140






bottom of page