Não sei se você sabe mas follow-up às entrevistas é uma oportunidade simples e bastante efetiva para destacar-se de outros candidatos. E, surpreendentemente, muito poucos candidatos o praticam.
Em miúdos, dar seguimento aos encontros profissionais informa muito sobre a sua autonomia e iniciativa; além de permitir maior evidência e melhor posicionamento do seu perfil no processo de seleção.
Tendo você então participado de uma entrevista, procure obter - ou provocar - um cronograma de próximos passos entre as partes. Aguarde o tempo informado pelo entrevistador e nunca faça follow-up antes do combinado.
O retorno não aconteceu no prazo?
Entenda que nem sempre a preocupação do dono da vaga se limita ao assunto. A única pessoa que tem exclusiva esta questão é você. O atraso pode estar justificado e não significa que deixaria de ser feito. Aguarde dois ou três dias e faça você ativamente o follow-up. Agradeça novamente pela oportunidade e delicadamente relembre de que você deseja receber feedback.
No segundo acesso, pessoalmente, sugiro o telefone - especialmente se você trocou cartões e estabeleceu uma relação profissional. Por voz você poderá conclusivamente sentir o interesse despertado e nortear os seus próximos passos.
Segunda tentativa sem retorno? Não insista. A culpa não é sua.
Converta a energia em novos acessos e agendamentos. Estar à frente do seu passe só depende de você.
Vamos com tudo!
Comentarios