top of page

"Santa reunião, Batman!"​ - O que devo levar para a entrevista?


headhunter sp, headhunting brasil, executive search, consultoria empresarial, gerenciamento de carreira, coaching sp, aconselhamento profissional
Entende que, na verdade, sua entrevista é uma reunião de negócios?

Mais do que aquilo tudo que você já está cansado de saber sobre a preparação para o momento da entrevista, será que você vai realmente preparado para o encontro entendendo que o momento é uma reunião de negócios e, talvez, a única oportunidade de se fazer positiva a sua primeira impressão?


Você se lembra do cinto de utilidades? Tenha o seu e esteja preparado para algumas situações relativamente comuns mas que você não precisa ser super herói para se safar. "Santas entrevistas, Batman!", vamos lá:

Cópias do seu currículo

Pode ser que nem saiam da pasta mais pecar por excesso é muito melhor do que pecar pela falta. Mesmo convicto de que seu currículo foi anteriormente remetido por email, prepare cópias físicas as tenha com você. Isso te posiciona como profissional, organizado e planejado. Nunca se sabe mas será diferencial naqueles dias onde "tudo dá errado" e "justamente agora" a impressora do seu entrevistador deu pau.


Uma pasta bacana, digo, organizada

Outro ponto a seu favor. Você não vai tirar da manga (ou melhor, do bolso), o seu CV amassado e todo dobrado colocando a perder o profissionalismo que acaba de apresentar, não é? Pense em uma pasta que possa ser levada embaixo do braço ou à tiracolo e que possa caber todo o material que você trará para a sua reunião.


Caneta e bloco de notas

Tal como se prepararia para atender o seu mais importante cliente, será interessante estar preparado para registrar informações trocadas. Auxilia a sua "bat-memória", causará ainda mais boas impressões (seriedade, profissionalismo, organização) além de facilitar a sua reflexão e auto avaliação posterior sobre o seu desempenho no encontro.


Descrição do cargo

Esteja ainda mais familiarizado com as particularidades e requisitos da posição para a qual está concorrendo. Faça anotações prévias sobre a descrição da vaga e as tenha com você. Você pode revisá-las naqueles minutos que antecedem a entrevista, já que você chegou pelo menos uns 15 minutos antes do horário marcado, não?


Perguntas para o seu entrevistador

Nunca será demais falar sobre este tema, se é uma reunião de negócios procurando o melhor para os dois lados, é esperado de você que faça perguntas e entenda do seu interlocutor detalhes sobre a posição, sobre a empresa e outros que possam te dar mais segurança à respeito da oportunidade.


Endereço, telefones de contato e outros detalhes da entrevista

Não dependa apenas das informações do seu celular para conferir "em cima da hora" o endereço, telefone e nome do seu entrevistador. O 4G pode estar "fora do ar", a conexão wi-fi falhar ou qualquer outro imprevisto desses pode colocar tudo a perder. O melhor é garantir que essas informações estejam prontamente disponíveis no caso de você precisar. Por isso imprima o email recebido da empresa ou transcreva estes detalhes para a sua agenda, ok?


Portfólio

Se você é da área de comunicação e afins, portar um portfólio pode ser uma excelente forma de mostrar praticamente o seu trabalho. Mesmo no caso de profissionais que não sejam da área de criação (como profissionais de produção, atendimento, planejamento ou mídia) podem ter um portfólio voltado para resultados, com enfoque dos seus cases na redação em bullets dos "Objetivos", "Estratégias" e "Resultados", descritos de forma sucinta e objetiva.


Chegue de 15 a 20 minutos antes

Tem certeza de que eu preciso te dizer o porquê? De qualquer forma, além da seriedade com o interlocutor que isso passa, pode ser uma boa forma de observar particularidades do ambiente e das pessoas que permitem "quebrar o gelo" potencialmente deixando o tom da conversa ainda mais próximo com o seu interlocutor.


E, é claro, tenha cartões de visita

Repito: uma excelente forma de selar o término do encontro possibilitando construir uma rede de conexões que transcenderá à posição que você está concorrendo. Invista nesta ferramenta produzindo cartões em saída digital, oferecem uma boa solução custo/benefício. E hoje você encontra essa possibilidade inclusive em papelarias.


Mas preste atenção: caso esteja conduzindo uma busca paralela ao seu atual emprego, resista à tentação de trocar o seu cartão do atual empregador, isso pode não pegar bem e o seu interlocutor potencialmente projetar você fazendo o mesmo quando trabalhar para ele.

Enfim, como o bom Mordomo Alfred fico disponível aqui para saber se as informações fazem sentido pra você, candidato. Se você é entrevistador, também ficarei muito satisfeito em saber a sua opinião e se os seus candidatos se apresentam promovendo um interessante brainstorming para todos, ok?


Vamos com tudo!


bottom of page