Se tem uma coisa chata em processo seletivo é ficar no pisca alerta esperando feedback, certo? Vamos lá, solta o freio de mão e acelera: você pilota a sua carreira?
Sai do ponto morto, cara: como candidato suas prioridades já deveriam ser outras, não?! Vira a chave, se formule perguntas: "sou especialista em A, B e C, craque nos processos X, no negócio Y, para a empresa Z... Quem nessas estruturas conhece os problemas onde eu sou solução? Quem realmente DECIDE pela minha contratação?"
Ô Piquet, quem é o chefe da equipe onde você será o piloto?
Ouve essa: há alguns anos roubaram o meu carro. Na época, meu sobrinho tinha uns 4 anos, me vendo chateado, apontava um anúncio de um modelo esportivo, topizera: “Tio Rô, não fica triste, amanhã a gente vai no shopping e compra esse, tá?!?”. O João estava sereno e confiante, certo de ter minha solução. Então, soltei: “João, o que a gente precisa pra ter esse carro aí?”. Demonstrando surpresa pela minha pergunta, o pequeno sentou o pé direito: “Ah! Tio Rô... a chave!”.
Rodei e parei na brita: não é que ele está certo?
Culpar entrevistador e empresa pela falta de feedback é manter seu motor engasgando. Acelera e engata logo uma segunda, vá além de esperar respostas e apenas responder para vagas publicadas. Além disso, nem sempre o RH tem a chave do possante... Já pensou nisso?
Aperte o cinto, ajuste retrovisores, acelere: meu, tem um porta malas cheio de coisas que aumentam a sua octanagem, te colocam no volante da sua carreira e te tiram dos boxes que nem o Ayrton!
Tipo, já pensou em tentar contato direto com seu chefe potencial nas empresas que você mesmo define como alvos? E ó, te digo, essa é, entre outras, uma estratégia de corrida mais fácil e eficaz do que contra esterço nas curvas dos processos seletivos...
Vamos acelerar esse papo?
Não freie os seus comentários, ficarei feliz te ajudando a colocar o seu motor no ponto e navegar para você enquanto você voa baixo por essas e outras dicas de carreira e visibilidade profissional.
Sai do motor home e pé na tábua, fii!
Um abraço e vamos com tudo!
___________________________
Rodrigo N. Ferraz (rodrigo@upbeatconsulting.com.br), é headhunter e aconselhador de carreiras. Dirige a Upbeat Consulting e também navegador para profissionais que pilotam e desejam turbinar suas carreiras. Inclusive, nas transições.
Upbeat Consulting | Upbeat MDC Consultoria Empresarial Ltda.
Executar transições eficazes entre disciplinas traz a vitória, no triathlon e nos negócios. Além do headhunting para vagas difíceis, desenvolvemos soluções estratégicas integrando capital humano, marketing e vendas. Maximizamos a performance e proporcionamos resultados campeões para os nossos clientes entre candidatos, consumidores e acionistas.
Upbeat Consulting
Performance em transições de carreira, de informação e de negócios.
Fale com a gente. Vamos com tudo!
Rodrigo N. Ferraz | rodrigo@upbeatconsulting.com.br | 5511 5199 2919
Ruben D.F. Ferraz | r.ferraz@upbeatconsulting.com.br | 5511 4554 1140
Comentarios