top of page

Você pesca ou é pescado?


headhunter sp, headhunting brasil, executive search, consultoria empresarial, gerenciamento de carreira, coaching sp, aconselhamento profissional
Venda o seu peixe e entenda se o peixe da empresa é o que você quer no seu prato..

Vamos lá: "entrevista" não é a melhor palavra para definir o momento da sua conversa com a empresa. Ambos querem o melhor desfecho para a pescaria, certo?


Então, observe: "entrevistas" são reuniões onde o "entrevistador" te dará oportunidades para que você apresente seus diferenciais. E, nesse mar de candidatos, dá uma olhada nessas perguntas isca que você pode fazer para ser o peixe grande que as empresas querem na rede delas:


Quais experiências, competências e habilidades você espera que o candidato ideal para esta posição possua?

A pergunta (que parece superficial) faz o entrevistador informar o que a empresa procura e o que está sendo avaliado para aquela posição. É a sua chance de trazer à tona experiências não mencionadas no currículo aproximando você ainda mais da vaga.


Como a minha performance nesta posição será medida e acompanhada?


Esta pergunta mostra que você está realmente interessado em ser bem sucedido na posição e que quer entregar resultados. Também permite avaliar o quanto os seus valores pessoais estão alinhados com os da empresa.


Você gosta de trabalhar aqui?


Com esta, você se aproxima do entrevistador de forma mais pessoal. A resposta deixa você saber mais sobre a cultura da empresa e te dá uma boa noção do quanto os seus futuros colegas possam estar satisfeitos lá.


Por que esta vaga está aberta?


Você saberá se ocupará uma nova função ou se substituirá alguém. No segundo caso, você ainda poderá saber a razão da saída e também sobre as suas possibilidades de progressão dentro da empresa.


Você pode me falar sobre as pessoas com quem eu vou trabalhar?


É importante para saber como pensa o seu chefe e como é a equipe. Você terá noção de como se encaixa e como poderá contribuir no time. Permite saber um pouco mais sobre os seus futuros colegas e sobre a dinâmica da empresa.


A empresa oferece alguma formação ou oportunidades de educação?


Isso mostra que você está disposto a aprender e crescer com a empresa, interessado em dar o seu melhor. Demonstra que o seu progresso pessoal e na empresa são importantes para você.


Existe possibilidade para progressão na empresa?


Posiciona você à frente do seu passe, agrega valor e, igualmente, mostra que você quer ser valorizado pela empresa. Os empregadores normalmente apreciam profissionais que demonstram está ambição saudável e entusiasmo. Deixe o medo para lá: a pergunta te posiciona como confiante e decidido.


Você tem algum senão quanto às minhas habilidades e qualificações?


Outra pergunta que te mostra seguro e decidido. Mas só lance esta se você está realmente confiante sobre o seu alinhamento com a oportunidade. Ó, esteja preparado para convencer o entrevistador no caso dele sinalizar preocupações sobre as suas qualificações e habilidades.

Quais são os próximos passos do processo?


Essa é show para encerrar a sua entrevista. Demonstra que você realmente está interessado e animado para seguir em frente. E você também pode perguntar sobre o número de candidatos concorrentes para a posição.


Tenha seu cartão de visita pessoal e sugira trocá-lo, desfecho campeão para consolidar networking além da vaga.


E, frente ao cardume disponível aos empregadores, mostrar-se interessado e confiante é seu diferencial nessa rede de bons profissionais em transição. É isso que faz o peixe grande, truta.


Boa pescaria e vamos com tudo!


___________________________


Rodrigo N. Ferraz (rodrigo@upbeatconsulting.com.br), é headhunter e aconselhador de carreiras. Está no leme da Upbeat Consulting e traz à bordo profissionais que fisgam as melhores oportunidades. Inclusive, nas transições.




Upbeat Consulting | Upbeat MDC Consultoria Empresarial Ltda.


Executar transições eficazes entre disciplinas traz a vitória, no triathlon e nos negócios. Além do headhunting para vagas difíceis, desenvolvemos soluções estratégicas integrando capital humano, marketing e vendas. Maximizamos a performance e proporcionamos resultados campeões para os nossos clientes entre candidatos, consumidores e acionistas.


Upbeat Consulting

Performance em transições de carreira, de informação e de negócios.


Fale com a gente. Vamos com tudo!


Rodrigo N. Ferraz | rodrigo@upbeatconsulting.com.br | 5511 5199 2919

Ruben D.F. Ferraz | r.ferraz@upbeatconsulting.com.br | 5511 4554 1140



bottom of page