top of page

Os 11 erros que te separam do seu novo emprego. (E da sua tranquila noite de sono)


headhunter sp, headhunting brasil, executive search, consultoria empresarial, gerenciamento de carreira, coaching sp, aconselhamento profissional
Esteja convicto: "quanto mais currículos enviados maiores as suas chances" só é verdade se existir um mínimo de adequação.

Se você já está há algum tempo procurando por um novo trabalho, especialmente se está desempregado há alguns meses, sabe o quanto isso é desgastante. Até aqui, sem novidades. Mas saiba os 11 erros mais comuns e que você deve evitar se deseja abreviar a sua busca, concretizar uma nova oportunidade profissional e dormir mais tranquilo.


1. Se contentar com qualquer coisa

As contas não param de chegar e suas reservas, se já não se esgotaram, estão no fim? Você está desacreditado pela família, sente-se sozinho e pouco valorizado? Acredita que não vai conseguir nada e começa a topar qualquer coisa? Calma. Obviamente imagino o quanto preocupado você está. E um dos erros mais comuns é “tentar qualquer coisa”. Esteja convicto que “quanto mais currículos enviados maiores as suas chances” só é uma verdade “verdadeira” se existir um mínimo de adequação. Com os processos seletivos repletos de aplicantes, os recrutadores estão ainda mais criteriosos na escolha e na adequação dos perfis. Não estime as suas chances de entrevista tomando como base o número de currículos disparados. Sem adequação isso só vai aumentar os “nãos” e a ausência de respostas. E, logo, deixar você ainda mais para baixo.


2. Aplicar-se para oportunidades sem aderência

Não é porque você é um especialista em marketing para produtos de giro rápido que o seu conhecimento será aplicado com sucesso para a gestão de marketing BtoB em uma indústria de mineração. Preserve-se. Saiba reconhecer segmentos e empresas que podem ter mais interesse pelo seu passe e pela sua experiência. Mantenha-se funcionalmente alinhado. Observe os movimentos e tendências do seu segmento de atuação, fornecedores, clientes e players que orbitam nesse universo. Reconheça e admita o seu lugar. Lute por ele sem faltas ou exageros. Retome contatos com profissionais do setor e da sua área de atuação. Procure estabelecer contatos e obter chances de exposição ao invés de procurar somente pelas oportunidades que estão divulgadas.


3. Definir alvos muito altos

Da mesma forma que acima, você não deve se candidatar à oportunidades que exijam mais experiência e qualificações à frente daquelas que você pode oferecer. Tente combinar suas habilidades e experiência com algo que faz mais sentido. Definir o seu alvo muito alto só vai deixar você decepcionado com potenciais rejeições. Além disso desperdiçará uma quantidade considerável do seu tempo e da sua energia.


4. Mirar somente vagas abertas e divulgadas

Aplicar-se a vagas adequadas e disponíveis é uma obrigação. E não um diferencial. Por isso, esse não deve ser o seu foco exclusivo de busca. Os melhores empregos, na maior parte das vezes, não estão publicados e são preenchidos por relacionamento – é o que acontece quando um chefe pede indicações para uma vaga à sua equipe, por exemplo.


5. Não usar as suas redes e o seu networking

Quer você aceite ou não, o boca-a-boca ainda é a técnica de marketing e vendas mais eficaz. E de todas as formas que as empresas podem usar para preencher as suas posições é, certamente, a mais utilizada. Assim, esteja sempre com a sua rede de relacionamentos ativa. Mantenha contato com ex-chefes e ex-colegas. Saiba por onde andam e o que estão fazendo. Troque com eles. Quem sabe a sua oportunidade não pode vir por estas indicações? Além disso, comunique as suas intenções, objetivos e focos de busca profissional a outros profissionais de sua confiança nos grupos dos quais faz parte, seja o pessoal da corrida, os membros da sua igreja ou os pais dos amigos do seu filho.


6. Ser descuidado

O seu currículo está à mão? Atualizado? Você consegue ser direto, simples e objetivo em contar seu histórico profissional em poucas palavras dirigindo-o para o seu objetivo profissional com eficiência? Revise o seu CV eliminando possíveis erros de ortografia, digitação e concordâncias. Peça para alguém de confiança ler e verificar se é claro e se transmite diferenciais. Tenha-o pronto para o disparo. Bem como, de forma firme, resumida e tranquila, tenha seu discurso na ponta da língua. Saiba definir-se e vender-se para sempre que for questionado. E você nunca sabe quando vai ser.


7. Disparar currículos “tamanho único”

Dispara ou aborda oportunidades sempre com o mesmo CV? Adquira o hábito de mantê-lo enxuto e de customizar o seu currículo de acordo com os requisitos da oportunidade. Omita toda a informação que é inútil ou irrelevante para o desafio em questão. Por exemplo, ao se aplicar para uma vaga em vendas, declarar a sua experiência em logística (a menos que dirigida especificamente ao segmento ou solicitada no descritivo de posição) é gordura desnecessária.


8. Não agir profissionalmente

Profissionalismo inclui tudo, desde a forma como você se comporta em sua entrevista, o vocabulário que você usa em seus documentos, a maneira de se vestir, pontualidade e até mesmo os endereços de e-mail que você usa ou o nome que você dá aos anexos enviados em suas mensagens. Um endereço de e-mail como “tais_linda@outlook.com” ou um arquivo nomeado como “cvmarketing_versão3.doc”- são totalmente inexpressivos - para não dizer contraproducentes.


9. Não se preparar para a entrevista

Novamente falamos aqui de uma obrigação e não de um diferencial. Atualize-se sobre o segmento e tendências de mercado. Estude e tenha em mente os produtos da empresa, seus públicos alvo, seus concorrentes. Reflita sobre as possíveis perguntas que farão a você e as respostas (alinhadas ao seu conhecimento, competências e responsabilidades anteriores) que podem ilustrá-lo como um candidato qualificado ao desafio.


10. Apresentar perfil online desatualizado e passivo

Com todas as formas de busca online hoje disponíveis, não ignore o fato de que você pode ter o seu nome e o seu perfil rastreados pelo potencial empregador. Esteja sempre atualizado no LinkedIn. Mantenha-se ativo em grupos de discussão e comunidades relevantes. Evite cabeçalhos que possam denotar fragilidade ou passividade em relação ao seu momento. Ao invés de definir-se como “desempregado”, “em busca de oportunidades”, prefira para a sua chamada manter o título do cargo que pleiteia – o que, inclusive, o deixará mais “detectável” no caso de pesquisas do empregador pelo perfil profissional.


11. Ter uma atitude negativa

Não desperdice tempo nem energia reclamando ou mantendo-se triste, calado, com pena de si mesmo. É certo de que essa a atitude ansiosa permanecerá muito evidente também em sua entrevista. Tenha foco na solução, dirigindo as suas forças para o resultado e não para o problema. Trabalhe em sua empregabilidade com o mesmo rigor que dedica ao seu cargo corporativo. Tenha disciplina, empenho, resiliência e seja altivo. Nenhuma empresa ou chefe será mais responsável pelo seu passe profissional do que você mesmo.


Mantendo-se ativo e dirigindo as suas ações para pesquisas, contatos e relacionamento fará com que o seu travesseiro fique cúmplice do seu dia produtivo, investido com atitude em prol das probabilidades de encontrar o seu novo desafio. E não da esperança e possibilidade de compaixão pela sua situação momentânea. Para esta sensação de dever cumprido não existe salário que possa remunerar.


Vamos com tudo! Bom trabalho!

bottom of page