top of page

O ilustre da Pixar


headhunter sp, headhunting brasil, executive search, consultoria empresarial, gerenciamento de carreira, coaching sp, aconselhamento profissional
O ilustre da Pixar

Nascido em 1932 da criação do bretão George Carwardine (originalmente, um designer da indústria automobilística - desenvolvia projetos de suspensão para automóveis), o Anglepoise Lamp transcende décadas e ainda hoje ocupa lugar entre os 100 melhores designs de objetos de todos os tempos.


Além de ícone do design britânico (e forte referência de minha infância, figurava esbelto no "gabinete" do meu avô) consagrou o seu papel no cinema através do personagem Luxo Jr., do primeiro curta da Pixar, em seguida tornando-se o mascote dessa mais famosa produtora cinematográfica de animação.


O Anglepoise foi um sucesso desde o início. Seu sistema de braços articulados e molas aparentes é engenhoso, elementarmente funcional, absolutamente "cool" e tornou o objeto um clássico.


Na década de 40 era parte do elenco principal de casas e escritórios - iluminando ambientes (e idéias) em "n" segmentos profissionais, de dentistas a jornalistas.

Ainda, por ser britânico, foi avassaladoramente adotado para as mesas do pessoal na BBC. Mas...


...Em 1949, de mocinho, o Anglepoise vira vilão: temia-se que ele, pelo seu foco de luz direcionado e permitindo trabalhar em ambiente de pouca iluminação - literal e figurativamente falando - estimularia a produção de material lascivo, "down", pessimista e, portanto, inapropriado para a família. Assim, o melhor e mais amigável material familiar seria produzido "na bem iluminada BBC, um lugar livre de lustres Anglepoise". Obviamente a proibição foi considerada "excêntrica" e despropositada um tempo depois. Hoje as Anglepoise têm na BBC as portas abertas.


(Muito embora a proibição de uma luz de mesa pareça insana, a decisão de erradicar ambientes de pouca luminosidade visava diminuir os efeitos do chamado "Seasonal Affective Disorder" ou Transtorno Sazonal Afetivo, um tipo reconhecido e muito comum de depressão que leva as pessoas a sofrer de sintomas incluindo ansiedade, irritabilidade e falta de esperança - por exemplo - nos dias mais curtos e noites mais longas de inverno).


Então lembre-se: da próxima vez que você assistir a um filme da Pixar e ver o pirilampo, feliz e saltitante Anglepoise Luxo Jr. entretendo os nossos filhos no DVD, tablet ou celulares é porque talvez ele represente algo ainda maior do que simplesmente ser ilustre.


Vamos com tudo!

bottom of page